16 de maio de 2009

Na escola Adelina Régis

Em Videira, no Meio-Oeste de Santa Catarina, tem uma escola pública diferente, a Escola de Educação Básica Professora Adelina Régis. Desde 2003, uma de suas professoras, Lia Colomé, com apoio fundamental da Unimed e de todo o corpo docente, coordena o projeto Encontro Marcado, idealizado por ela.

A ideia é simples, mas revolucionaria, como comentou comovida a diretora interina, Rosilene Zago, na abertura da 12ª edição do evento, que aconteceu na última segunda-feira. A cada edição, um escritor é convidado a visitar a cidade e conversar sobre sua obra com os alunos da escola. Nesta edição, este escriba aqui ficou até antes de ontem na região, e conversou também com estudantes não só da Videira, mas de Iomerê, Pinheiro Preto e Fraiburgo, numa maratona de debates, onde pude perceber que os adolescentes têm um interesse enorme pelo que escrevemos.

Já passaram pelo projeto, meus colegas desta página, Amílcar Neves e Maicon Tenfen, além de Silveira de Souza, Flávio José Cardoso, Júlio de Queirós, Donaldo Schüler e Maria de Lourdes Ramos Krüger, entre outros. E o projeto cresceu tanto, seja pelo interesse dos alunos, sem o qual a ideia não teria sentido, seja pela disposição da Lia, seja pelo apoio fundamental da Unimed, da Rita, da doutora Magali, dos doutores Flávio e Adroaldo, e tantos outros, que neste ano ainda, visitarei mais de uma dezena de cidades.

Isso significa que uma proposta saída de uma escola pública estadual, no interior do Estado, conseguiu exportar internamente, digamos assim, um projeto revolucionário. A ponto de diretoras de outras escolas e a própria Unimed solicitarem a visita dos escritores em outras cidades, por perceberem que este contato é uma das chaves para a formação de futuros leitores. Num Estado onde os governos fazem questão de manter o povo na ignorância, acreditando que cultura e educação é trazer cursos de dança da Rússia, bales da Polônia, entre outras aberrações como o funcionamento esquizofrênico do Funcultural, professores de escolas públicas, cientes de que eles são Estado e que os governos passam, entendem que a revolução cultural começa mesmo é em casa, silenciosa, mas muito mais eficaz do que os milhões gastos com propagandas enganosas, e projetos não mais que risíveis.

47 comentários:

Felipe Kraemer disse...

olá, gostei mto do encontro marcado de fbgo - gonçalves dias - valeu pela força cm a audiencia publica, agora nos vams msmo
não axei seu perfil no orkut
c puder m add é FELIPE KRAEMER DE FRAIBURGO
ABRÇO ATÉ + QM SABE...

Unknown disse...

Muito bom! Acredito mesmo que o incentivo à leitura deve partir de nós, dos nossos professores, não devemos esperar do nosso governo. A leitura é prazerosa, e acho que se não for por própria vontade, e pela força que projetos como este nos dão, a vontade de ler seria cada vez menor. Você Fábio, e todos os outros escritores que passaram por nossa escola, nos despertaram uma vontade maior de entrar nesse mundo mágico que é a leitura!
Obrigada!

Jaami disse...

o encontro na nossa escola foi um sucesso *-*
para mim o melhor até então!

Encontro Marcado disse...

Oi Amigo! Esperamos que tenhas feito boa viagem. Estou em Santa Maria e li tua crônica no PC da minha mana. Queria agradecer muitíssimo as generosas citações. Da mesma forma,queriamos agradecer a tua presença importante, ajudando a fortalecer o nosso trabalho; a tua disponibilidade em perambular pelo Estado mobilizando esforços para sensibilizar alunos e professores para o revolucionário ato de ler; pelo teu comprometimento com a tua palavra tão forte que redundará, tenho certeza, nas mentes e corações de todos aqueles que te ouvirem.Creia, tua presença tão alegre e íntegra, deixou-nos muito mais ricos, fortalecidos porque agora temos a ti, também,como nova referência de amizade e parceria.Que Deus te abençoe pelas estradas desta vida que te levarão ao Encontro de uma juventude nova e que certamente te espera ansiosa pra travar belos colóquios literários. Creias, o significado da tua palavra redunda forte em todos nós! Grande abraço dos amigos de Videira.

Unknown disse...

Concordo com a Jami, foi um sucesso, além de cada vez mais incentivar os alunos a lerem a se interessar pela leitura e não só como obrigação e sim um prazer. Tenho certeza que não só eu mas sim todos que o ouviram falar adoraram.
Obrigada Fábio.

Unknown disse...

olá eu participei do projeto. Cantei uma paródia da música amigo apaixonado do vitor e léo com minha amiga na cidade de pinheiro preto. Adorei o projeto, porque incentiva nós jovens a termos uma visão mais crítica da sociedade.
Gostaria que o projeto continuasse não só com alunos que estão se formando mas também com os que estão começando para que estes também tenham a oportunidade que nós tivemos!!

Daniel Paz disse...

Também acho que esse encontro valeu muito a pena. Incentivou aos alunos que raramente liam uma revistinha a lerem as crônicas. Eu sou um exemplo disso :D
Esse Encontro Marcado ficou e ficará guardado pra sempre !

Wesley Fracanábia disse...

Pois é o encontro foi muito bem, você comentou sobre as nossas dúvidas relacionadas as crônicas e falou também o seu modo de pensar e que não iria mudar.
Gostei das crônicas, falam sobre nosso dia-a-dia.
Um abraço!

Anderson Bergamo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

o encontro marcado foi realmente uma maravilha,gostei muito,pena que durou pouco.tudo de bom.

Anônimo disse...

cinceramente não achei nada de interressante esperava que fosse melhor boa sorte da próxima vez.

Anônimo disse...

pela primeira vez participei do encontro marcado e achei muito interessante espero que possa ver muitos outros.

crislaine munaro disse...

comentei com o nono e ele disse q foi bm baum essas coisa
q dai nois limo tdo as crombica
foi bm legal
pq naum e face vim d carossa pras aula
gostei das crombica bm bastant

Anônimo disse...

Nêne,Will e Bogonikos
Não sei como explicar a sensação prazeroza que foi a interação de aulos e escritor movidos pela mesma ideia,"arte de ler".
Obrigado pela sua presença e até a proxima.
vlw abraços.

Anônimo disse...

Nêne,Will e Bogonikos
Não sei como explicar a sensação prazeroza que foi a interação de aulos e escritor movidos pela mesma ideia,"arte de ler".
Obrigado pela sua presença e até a proxima.
vlw abraços.

Unknown disse...

Cara. Isso foi geniau.]
Agora, como nunca vou ver cada vez mais gente com livros debaixo dos braços e com aquele grande desejo de ler alguma coisa, nem que seja um anúnciode jornal ou até uma revista.
Esses projetos educativos devem ser cada vez mais apoiados, até por que o Brasil é um dos campeões de analfabetismo e sem dúvida, se esse projeto deixar de ser somente um projeto de Santa Cartarina, ou seja tomar parte em outros estados.
Daqui pra frente só são esperadas melhorias para o nosso Brasil. Quem sabe, daqui à alguns anos o Brasil vai deixar de ser estereótipo de farra e chacota pelos desafetos e ``Burrice´´, nossa sociedade começará a dar valor a projetos tão bonitos como esse.
Agora, daqui pra frente, são só coisas boas e bons frutos à desfrutar. Isso se dá pelo esforço de diversos alunos de redes pùblicas que vem lendo, lendo e relendo; Por que não dizer, lendo e vivendo, Até por que, quando lemos, o mundo por exemplo do livro nos leva a lugares completamente diferentes, a universos paralelos.

Vanessa Piccinin disse...

Fábio!
O Encontro Marcado, como todos os anos, foi um sucesso!
Adorei sua ideologia de vida...

Gabriela disse...

Eu adorei,como a Jami ja disse,até então foi o melhor.
Os alunos se interteram em te ouvir falar,não saíram de la sem saber bolhufas do que se passava.
Adorei a história da sua vida,de que você não sabia o que queria ser.E que uma cidade como Lages era muito pequena pra ti.Sempre fui
de ler livros e não crônicas,agora confesse que aprendi a ler crônicas.
Sucesso pra você.

Unknown disse...

Olá Fabio...
Agora voçe pode me considerar se quiser sua fã numero"1"...
Além de eu ter adorado suas crônicas,ao conheser voçe então eu me facinei...
E agora estou somente a orcura de achar seus textos que todos relatam que são ótimos.Que poder te ver inumeras vezes mais...
Estou "viciada",em suas expirações literárias...
Continue sempre fazendo o que voçe gosta,e como todo escritor diz:
"Ler também é um esporte"
Há...Eu também adorei seus coentários aqui em Videira.Que voçe disse que é socialista e que a terra não é nossa.Mas sim de quem a fez,ou seja,DEUS...
Voçe pode não me reconhecer,mas todos nós não esqueceremos de voçe...
Beijos e abraços de sua fã numero um:
Luana Perazzoli Rossetto.
Estudante da E.E.B.Professoura Adelina Régis.
Até mais....

Unknown disse...

Oii..
Tipow Assim, de todos os encontros marcados aos quais já assisti e debati com escritores.. Este foi o melhoor.. ")
Fábio sabe muito bem criticar, e ao mesmo tempo conservar-se ao seu devido lugar, com suas palavraas...
Li muitas crônicas em sala de aula, e outras muitas, na neet...Como a Professora comentou em pleno encontro marcado, sitando meu nome.. Essas crônicas pelas quais me interessei e algumas vezes fiquei choocada com criticas relevantes..
Muitas outras vezes até debati com a Professora Lía o porque* do uso de certas palavraas, pelo escritoor...
Cheguei até de debater com a bibliotecária sobre o escritor, falando sobre o quanto gostei de suas crônicas...
Falando sério, o Encontro Marcado foi o melhoor projeto que uma escola pública poderia colocar em ação!
Assim Parabenizo a Escola do meu coração "Professora Adelina Régis" e principalmente a professora Lía pela fantástica idéia.. E ao escritoor que de todos até agora já vistos foi o melhoor..
Bjin
By:Bruna Machado
> Brúuh M.L

Unknown disse...

olá fábio..so tenho a agradecer por você ter vindo na nossa escola e ter conversado com nos..pois os jovens de hoje precisão de conhecimento..e foi através do nosso debate que eu aprendi a valorisar as escritas e a leitura eu sempre que posso leio suas crÔnicas no jornal nossa eu adoro...pois é através delas que eu concigo ver o mundo de outras maneiras e com mais conhecimento...obrigada mesmo de coração..tchau..

Unknown disse...

vc foi um dos grandes escritore e ja publicou varias historias bem legis e imoçionantes espero que vc continue suas historias e nao pare numca parabem por tudo!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

O Encontro Marcado possibilita aos alunos conhecer novos escritores,como o fabuloso Fábio Brüggemann,que esteve na minha escola.Um ótimo escritor catarinense que sabe como escrever um bom texto crítico sobre a realidade em que vivemos.Suas crônicas me fizeram refetir e pensar sobre os acontecimentos atuais.Caro escritor,foi muito bom conhecer você.Valeu por ter estado aqui.SUCESSO PARA VOCÊ.

Ricardo Köhler disse...

Crônica que dá valor aos idealizadores do projeto e aos parceiros, sem os quais esse projeto nunca teria ido para frente.
Opinião pessoal: a continuação desse projeto é fundamental pra formação de novos leitores, mas principalmente para a formação de cidadãos mais conscientes dos problemas à sua volta e para a busca de resoluções para esses dito cujos.

Unknown disse...

gostei muito de poder ler suas crônicas,elas me fizeram ver a realidade de uma maneira muito mais crìtica de como eu via antes.você deixou uma mensagem linda para nós de videira,eu lhe agradeço muito por isso.fique com deus,e continue escrevendo essas belas crônicas.vc è um òtimo escritor!!!

Unknown disse...

gostei muito de poder ler suas crônicas,elas me fizeram ver a realidade de uma maneira muito mais crìtica de como eu via antes.você deixou uma mensagem linda para nós de videira,eu lhe agradeço muito por isso.fique com deus,e continue escrevendo essas belas crônicas.vc è um òtimo escritor!!!

Unknown disse...

ola. cara nunca vivi coisa melhor como presenciei naquela tarde foi genial. a importancia de ler e ler mais; assim acabei me entregando para as cronicas hoje nao poco viver sem, sempre que posso estou com uma nas maos me entregando as aventuras de mais uma ou simplesmente varias . eu não era de ler agorasempre que posso quero conhecer mais . ate a proxima e queri mais uma vez poder te rever

Anônimo disse...

olá meu nome é vanderson baptista da silva sou da cidade de videira, euqueria saber o que o motivou a escrever a crônica "NA CIDADE DE VIDEIRA"

Nanda disse...

Bom, é a terceira vez que participo do encontro marcado, e posso dizer com certeza que esse foi um dos melhores que já participei.
Foi um prazer te conhecer, Fabio, e espero q volte a nossa região mais vezes, para divulgar seu trabalho.
Muita sorte...
Bom trabalho...
Até mais!!

Anônimo disse...

ola caro fábio
a sua breve visita por videira foi muito importante para tds os alunos do cepar
ficamos dois meses preparando uma pekena recepção esperamos ke o senhor tenha gostado
abraço e ke Deus ilume sempre sua mente para sai dali coisas cada vez melhor
valeu abração

@ThaisLS18 disse...

mto show esse projeto
atravez d um simples gesto mtos alunos c mobilizam e msmo naum gostando muito no começo acabam interagindo e criando o habito da leitura!!
mto legal msm!!!
e obrigado fabio pelos elogios ao nosso colegio e regiao
*-*

@ThaisLS18 disse...

gostei mto
foi muito divertido participar desse projeto
sabendo q ele nasceu d uma pequena iniciativa, incentivando o jovem a leitura de forma simples.
agradeço tbm vc Fábio pelos elogios a nossa escola e regiao!!
mto legal msm!!!
estaum tdos d parabens!!!
*-*

Unknown disse...

Nada melhor do que projetos revolucionários como tentativa de uma melhora na educação e para que haja um aumento no numero de leitores. O Projeto Encontro Marcado, somente quando você está envolvido diretamente com ele, que você tem dimensão do quão grande e de quantas tarefas tem de ser realizadas para que ocorra tudo certo. Mas vale a pena, os alunos que puderem participem da comissão (digo por experiência própia).
Apesar de não estudar mais no Adelina eu fui assistir ao encontro com o Fábio e devo admitir que me encantei. Realmente esbanja conhecimento, e mais do que isso sabe repassá-lo a quem o escuta.
Sem papas na língua, falou brilhantemente sobre a liberação das drogas, deixando claro seu ponto de vista, porém respeitando o do próximo.
E quem diria temos um escritor “socialista” aqui no Estado, quando soube disso aí que me interessei mais ainda.
O projeto idealizado pela prof Lia é literalmente aquele batido ditado popular: se Maomé não vai a montanha...a montanha vai a Maomé. Se os alunos não se interessam em buscar mais sobre autores catarinenses, vamos trazê-los a eles e despertar esse interesse.
Pois, o que falta muitas vezes nos estudantes é o incentivo. A pessoa não busca, não vai atrás para ler escritores brasileiros, que dirá catarinenses, e quando você presencia escritores comentando e explicando suas obras e passando suas experiências de vida é como algo mágico, dá um estalo dentro da gente e você para pra pensa: bahh mas olhe que o cara é bom mesmo.
E desse fato para diante fica muito mais fácil a criatura tornar-se um ser leitor.

Obrigada pela sua presença na cidade, realmente foi de grande valia!

beijos Jéssica Halberstadt Garcia

Ellen Ribeiro dos Santos disse...

Fábio obrigado por ter aceitado o convite e ter vindo até nossa escola...
Para nós é sempre bom ter um incentivo a mais.
Gostei muito do seu jeito e por muitas vezes concordei e concordo com você, sua maneira de pensar e escrever suas crônicas é muito interessante.
Mais uma vez agradeço à você por ter feito parte de mais um evento na nossa escola...

Ellen Ribeiro dos Santos disse...

Fábio obrigado por ter aceitado o convite e ter vindo até nossa escola...
Para nós é sempre bom ter um incentivo a mais.
Gostei muito do seu jeito e por muitas vezes concordei e concordo com você, sua maneira de pensar e escrever suas crônicas é muito interessante.
Mais uma vez agradeço à você por ter feito parte de mais um evento na nossa escola...

Unknown disse...

Adorei oencontro em nossa escola pois se puer nos encontraremso de novo um grande abraso (**)

Anônimo disse...

vc eh oh cara vc eh demais foi muito show
a tua apresnatcao na quele dia............vc sabe fala bem,sabe se cumunica bem neh cara...........a nossa escola agradece sua presensa seus compartimentos suas cronicas sao demais tbm nao eh facil se ergue na vda
cotidiana neh porque hj o mundo esta em crise..........gostei tbm q as pessoas hj nao vive sem ler cronicas para se entender a mundo la fora............foi tbm muito bom vc ter vindo ate nois foi tbm bom te conhecer e acho eu ter isso eh pra nos eh bom e bom pra nossa escola e muito obrigado por vc ser mas um escritor a vir em nossa escola o encontro marcado foi muito bommmmmm bjssssssssssssss e xau xau

Anônimo disse...

cara eu não tive a oportunidade de conhecer seu projeto muito bem.
mas pelo que eu li aqui neste blog,gostei de ver e ler ,te agradeço por nos omenagear,omenagear a nossa escola.
agora depois dese lindo projeto com certeza veremos mais alunos com livros de baixo dos braços mas não somente de baixo dos braços e sim com cronicas e textos de outros niveis de leitura na mente e tammbém praticando cada vez mais o ato de ler.


mais uma ver te agradeço




e tchal tchal........

Jéssica disse...

Tudo bom Fábio!
Eu adoro ler,e adorei suas crônicas!Eu percebi nas suas crôicas que você é realista,e isso me fez ler mais de vinte e cinco crônicas sua.
Nunca estive em um encontro marcado,mas depois desse encontro eu tive mais encentivo de leitura,e gostei desse evento pois além de encinar nós nos divertimos e conhecemos pessoas interressantes ,assim como você.
Muito obrigado por homenagiar a nossa escola,e prabéns pelas suas crônicas pois eu acho você um otimo escritor!
Prazer em conhecê-lo!!!!!!!!!
De:Jéssica P.da Silva

rosy disse...

oiii!!!! tudo bem? espero que sim!nossa sem noção voce é muito diferente do que eu imaginava, sei la voce nos da uma certa segurança que até é complicado de explicar.adorei te conhecer pense numa menina que não gostava de ler!!!!!!!! pois é, mas agora mudei até estou lendo!! pense só se acada lugar que voce foi pelo menos uma pessoa começou a ler nóó que mudança voce não acha??????? voce deve se orgulhar do trabalho que voce esta fazendo,porque não é qualquer um que concegue fazer jovens como nós a sentir prazer pela leitura não è?????parabéns bjs
rosy! hooooooo se vc quiser vc pode me add ta vou ter o prazer de trocar uma idéia com voce!rosyuhuu@yahoo.com.br

rodrigo disse...

e ai como que vai, participei pela primeira vez desse projeto e achei muito legal, vc merece q muitas escolas te recebam com o mesmo carinho q nos o recebemos

Rosy... "AR" 109 disse...

oieeeeeeee!!!!!!tudo bem? espero que sim pense numa menina que não gostava de ler!!!!!!!!!pois é mas depois acabei gostando. sabe néé? não é só eu mas sim muitos jovens que acham que ler é algo sem significado nenhum! acham que tem algo melhor para fazer !!! que mundo não?
cara se voce em cada lugar que foi fez com que uma pessoa como eu começar a se interessar pela leitura nó parabens! espero que de tudo certo para voce e que sempre participe de projetos como esse que nos ajudam a nos insentivar pela leitura..
bjs

Josiane Ap. Turco disse...

Obrigada por ter nos proporcionado O MELHOR encontro marcado, ter dividido conosco um pouquinho de si mesmo, ter nos ajudado a ver um pouco como o mundo realmente é... Ter participado da comissão do projeto me permitiu conhece-lo e ver que além de um ótimo profissional você também é uma ótima pessoa... Obrigada pela disposição e pelas grandes lições que nos ensinou. XIII encontro marcado, o melhor de todos... Obrigada por ajudar a fazer desse projeto um grande sucesso!!! Beijinhos

Lilian disse...

a visita dos escritores em nosso escola é super fundamental para a nossa formação nao só como leitores mas como cidadãos criticos e sabeis. Assim podemos reconhecer e nos preparar para que o mundo nos reserva...Fabio muito obrigada por ter disponibilisado de seu tempo para participar do nosso projeto que até então é modesto mas daqui para frente só vai se espandir por todo estado. São ideias como essas que torna o nosso país em lugar melhor...Parabens

Mariane disse...

Gostei muito, confesso não estava muito animada para conhecê-lo, mas depois que vi você entrar eu comecei a se interessar pelo assunto é claro...hahahah...
Sempre gostei de ler agora gosto mais ainda, foi bom te conhecer, pois agora posso dizer que conheço o autor do que leio, heheh


Bejooo Muito SUCESSO PRA VOCÊ!!! tudo de bom pra você e sua família
e muito obrigada por compartilhar conosco de sua sabedoria!!!!



Se cuida e que DEUS te abençoe!!
'♥

Ana Paula disse...

Encontro Marcado.. esse projeto promete muito mais devido aos esforços de nossos professores e o apoio da unimed..espero que outras empresas se enterecem nessa causa..
para que cada ano seja melhor..

Obrigada Fabio..
concerteza sua história inspirou varios alunos..
pois sua forma d se espressar mostrou a todos nós que vc por ser escritor não é necessariamente aquele "nerd" e sim uma pessoa maravilhosa e divertida, deu a nos entender que leitura prazerosa se torna um vicio que você não consegue mais largar...

novamente agradeço sua presença em nossa cidade..
e agora você ganho mais uma leitora
sou a 12ª..

SUCESSO!!!

Anônimo disse...

Adorei conhecer você Fábio...
Um dos melhores escritores que já vieram até aqui...
A sua história de vida, sua perseverança e suas idéias conquistaram os alunos....

Um Abraçao e tudo de bom

Sucesso...

SOBRE O ÓDIO

a cena mais emblemática da insanidade coletiva causada não pelo vírus, mas pelo mentecapto presidente, é a do governador ronaldo caiado, de...