18 de fevereiro de 2011

TEOGONIAS

Só me dei conta de que estava quebrando uma tradição secular – ainda que apenas da minha vidinha íntima e particular – quando minha filha, aos três anos de idade, pediu que eu lhe contasse mais uma vez a história do Big Bang. E lá se vão quase duas décadas desse pedido que, sei lá o motivo, me veio à cabeça agora. A maioria dos pais conta, ao invés de uma gênese físico-química, como a minha, suas teogonias tradicionais. No caso dos católicos e judeus, a história de Adão e Eva. No Egito antigo, papiros reportam sobre Mat, a deusa do céu, e Geb, o deus da terra, algumas vezes separados pelo deus do ar, a quem eles chamavam de Shu.

Indígenas das mais variadas etnias atribuíam poderes divinos aos fenômenos naturais. Na Polinésia existe uma estátua que representa o deus Tangaroa, que carrega nas costas o corpo de todos os seres do mundo. Para os navajos, tribo norte-americana, que tanto vimos dizimada por caras-pálidas nos filmes de caubói, a terra era representada por quatro montanhas, cada qual um canto do mundo, e o coiote era quase um deus.

Os gregos, antes de serem convertidos ao cristianismo, eram politeístas. Cada um dos deuses tinha uma determinada tarefa, mesmo que no alto de uma montanha vivesse Zeus, o pai de todos eles. Para os mixteques, no México, os primeiros bebês nasceram do solo, e o primeiro homem e a primeira mulher saíram de uma árvore mãe, aberta por seres divinos.

É curioso que em todas as teogonias a gênese ou está na natureza ou veio do espaço. A terra teria sido povoada por seres extraterrenos, inclusive para os católicos e judeus, já que seu deus veio e mora no céu. O mesmo céu de onde teria nascido a primeira estrela, como tentei explicar à minha filha. Mas a questão não está nas teogonias, todas elas míticas e poéticas.

O problema é atribuir maldade, bondade ou poder a um deus – qual seja ele – porque estas características são apenas humanas, demasiadamente humanas.

Diário Catarinense, 18 de fevereiro de 2011.

Um comentário:

Anônimo disse...

Hello.
I do know this concern is not related, but I'm searching for an web shop system, that support.
unlimited categories and hold a lot of features, like this [url=http://www.gayaartprints.com]fine art store[/url].
can somebody tell me where can I get this script? .
thanks
Allan

SOBRE O ÓDIO

a cena mais emblemática da insanidade coletiva causada não pelo vírus, mas pelo mentecapto presidente, é a do governador ronaldo caiado, de...