25 de março de 2016

POEMA DO BOM CRISTÃO

POEMA DO BOM CRISTÃO

cristão bom - o autoconsiderado "cidadão de bem" - é aquele que vai à missa dar porrada em arcebispo porque acha que ele é comunista. pode até não concordar com a agressão, mas ainda acredita que o arcebispado não combina com o comunismo.
cristão bom não gosta de ler marx, porque se o lesse, saberia que cristo tem todas as características de um anticapitalista: distribuir o pão, não se interessar por coisas materiais e morrer na cruz por todos, inclusive os não cristãos bons.
cristão bom quer andar armado, apesar de cristo ter dito que daria a outra face ao inimigo.
cristão bom é aquele que, apesar de cristo ter derrubado os capitalistas do templo, não percebe que o capitalismo é excludente por natureza.
cristão bom é aquele que acredita que só é "cidadão de bem" aquele que trabalha oito horas por dia, para os outros enriquecerem. estão de fora os artistas e pensadores. cristo era um pensador.
cristão bom é aquele que esquece que cristo não trabalhava formalmente, e que disse um dia para que olhássemos os lírios do campo e as andorinhas que não precisavam trabalhar.
cristão bom acredita que a pena de morte resolve todos os problemas. afinal, cristo sofreu pena de morte, apesar de ser considerado pelos cristãos bons um inocente.
cristão bom não gosta de perdoar. cristão bom chama o próximo de ladrão mesmo sem ter provas da acusação.
cristão bom não gosta de seu irmão (termo essencialmente cristão) que mora na rua, da sua irmã puta, do seu irmão preto, do seu irmão pobre (apesar de ser, em sua maioria), dos irmãos veados, das irmãs lésbicas, porque acredita que estes não são filhos de deus, contrariando assim o pensamento máximo de cristo, de que todos somos irmãos.
cristão bom não come carne na sexta-feira santa, porque é cristão bom, apesar de comer carne todos os outros 364 dias do ano.
cristão bom subverte a semântica a seu prazer imediato, de acordo com sua própria interpretação da figura mitológica de cristo, revogando, assim, tudo o que cristo tenha dito ou feito.
cristão bom acredita em cristo, mata por cristo, xinga por cristo, discrimina por cristo, exclui por cristo.
cristão bom dorme como um bom cristão, com a consciência tranquila, apenas porque se considera um cristão bom.
cristão bom continua atirando a segunda pedra.
cristão bom é o que se autodenomina "não praticante".
98% da população brasileira respondeu dizendo ser cristão bom, os outros 2% devem ir para o inferno.
cristão bom não acredita em estatísticas que o exclua da lista de cristãos bons. talvez seja por isto que se declara cristão bom, apesar de "não praticante".
cristão bom: eu não sou.

3 comentários:

Heloisa Equer disse...

Existe uma linha tênue entre ignorância e ingenuidade, ainda não cheguei à uma conclusão de fato a respeito por ser jovem...mas o que realmente gostaria de saber é se o que li é puro sarcasmo aplicado ou não (especial atenção no que está entre parênteses no início), parece idiota, mas não me surpreenderia se fosse verdade... As vezes gostaria de colocar em pratica o conselho de Virgílio “olha e passa”, mas um incômodo quase que inconsciente me prende e me leva a questionar...

Luciana disse...

Querido Brüggemann... essencialmente cristão. Eterno questionador... Onde as linhas se cruzam?

Fábio Brüggemann disse...

as linahs sempre se cruzam luciana, e isto é o barato que poucos conseguem cruzar.

SOBRE O ÓDIO

a cena mais emblemática da insanidade coletiva causada não pelo vírus, mas pelo mentecapto presidente, é a do governador ronaldo caiado, de...